CONTROLE LEITEIRO OFICIAL REGIÃO SUDESTE
CAPRINOS LEITEIROS

Convênio MAPA N420011357200600064(2007) , N42001357200700125(2008), N703412(2009) e N751959(2010)

 

Foi dado o primeiro passo deste momento tão almejado e importante da caprinocultura leiteira, em direção ao Controle Leiteiro Oficial, bem como ao primeiro passo para formatação do Arquivo Zootécnico de Caprinos no nosso país, do qual o primeiro degrau é o controle leiteiro oficial nas cabras leiteiras!

Entende-se por Controle Leiteiro, a pesagem quantitativa do leite de cabras previamente inscritas, de criatórios nos estados de MG, RJ, SP e ES, Constitui produção diária de uma cabra, a quantidade de leite, produzida no intervalo de 24 horas, delimitada por 2 ou 3 ordenhas, considerando-se a primeira como de esgotamento. Uma lactação inicia-se no dia subseqüente ao parto e encerra-se com a secagem da cabra.

Como benefícios, o criador participante dispõe, sem ônus, do controle leiteiro quantitativo – o que inclui : visita do controlador, pesagem de leite dos animais cadastrados, quilometragem de visita do controlador, recebimento de Relatório de Produção 10 dias após o controle. O criador participante arca apenas com a estadia e alimentação do controlador no dia da pesagem. Os animais filhos das cabras controladas já terão impresso no pedigree a lactação da mãe, e futuramente, das avós.

Leite controlado!

O Programa de Controle Leiteiro Oficial em Cabras leiteiras foi iniciado em fevereiro de 2007 e estas lactações foram encerradas em março de 2008. Este programa está sendo possível a partir de convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Caprileite/ACCOMIG e faz parte do Teste de Progênie em caprinos leiteiros em parceria com a Embrapa Caprinos e Embrapa Gado de Leite.

O controle leiteiro é oficial, realizado pela ACGHMG (Associação Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais), credenciada pelo MAPA para realizar controles no campo.A Caprileite/ACCOMIG é responsável pela coordenação do controle leiteiro oficial das cabras na região sudeste.Todos os rebanhos que fazem parte do Teste de Progênie participam do Controle Leiteiro Oficial. Atualmente estamos com 10 rebanhos cadastrados na região sudeste em controle leiteiro.

Este trabalho do lançamento de dados de controle leiteiro OFICIAL é inédito no Brasil e é de suma importância para todo o país e estamos realizando um grande salto para o avanço da seleção genética de caprinos leiteiros. O objetivo é mensurar a produção de leite dos animais para se conhecer os indivíduos superiores à média dos rebanhos e assim fazer a seleção genética dos mesmos. Este instrumento de trabalho é de grande valor e tal processo tende a alavancar e acelerar os processos de seleção e com isto valorizar os animais.

Objetivos

  • Proporcionar dados para o Arquivo Zootécnico de Caprinos Leiteiros
  • Proporcionar dados para o Teste de Progênie e Avaliações Genéticas
  • Instrumento de mensuração para a seleção nos criatórios envolvidos - curto prazo
  • Instrumento para avaliar e apresentar dados reais da qualidade nutricional (proteínas, gordura, lactose) do leite de cabra - médio prazo
  • Instrumento para avaliar a qualidade sanitária do leite de cabra – curto prazo

Parceiros: ACGHMG, Criadores de cabras leiteiras colaboradores, Embrapa Gado de Leite.

 

Resultados Preliminares

  • Número inicial de criatórios sob controle - 11
  • Número médio de controles em cada propriedade (até fevereiro 2008) - 10 visitas de controle
  • Periodicidade: mensal
  • Número de controles realizados: 3020 controles
  • Lactações encerradas com informação de produção em 305 dias - em andamento

Benefícios ao criador

  • Valorização comercial dos animais controlados e de seus descendentes.
  • Seleção do rebanho - dados de produção leiteira permitem avaliar os melhores animais no plantel
  • Avaliação qualitativa e quantitativa do leite.

Premissas para participação no Controle Leiteiro

  • Pertencer a uma Associação Estadual de Registro Genealógico
  • Possuir os animais registrados na Associação do estado e ter o rebanho identificado
  • Disponibilizar os dados reprodutivos e produtivos dos animais para o controlador
  • Receber o controlador em dia não determinado;
  • Disponibilizar estadia e alimentação para o controlador durante o dia da pesagem
  • Estar inscrito no Programa de Teste de Progênie
  • Assinar Termo de Compromisso de participação com a Caprileite/ACCOMIG

Os controles são feitos com periodicidade bimestral ou mensal e são realizados por técnicos capacitados em dias não avisados em cada propriedade e são feitas as pesagens de leite de cada animal durante um dia (ordenha da manhã e tarde). Estes dados são compilados pela Caprileite/ACCOMIG e assim que acaba a lactação do animal são lançados para encerramento da lactação controlada oficialmente. 

CONTROLADOR OFICIAL:
ACGHMG (Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais) – DADOS OFICIAIS - controles mensais/bimestrais