CONTROLE LEITEIRO OFICIAL

REGIÃO SUDESTE CAPRINOS LEITEIROS

 

O QUE É CONTROLE LEITEIRO OFICIAL (CLO)

O CLO é uma prova zootécnica oficialmente reconhecida pelo Brasil, em consonância com os padrões internacionais, executada por técnicos capacitados e devidamente credenciados. O controlador oficial executa o Serviço de CLO de cabras, por delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de acordo com os dispositivos legais Instrução Normativa Nº 78, de 25 de novembro de 2018, com a inclusão de técnicas mais modernas. A execução do serviço se baseia nas normas do regulamento do Serviço de CLO e pela legislação pertinente do MAPA.

Entende-se por Controle Leiteiro Oficial a pesagem quantitativa do leite de fêmeas previamente inscritas, definindo-se a produção diária da fêmea com a quantidade de leite produzida no intervalo de 24 horas, delimitada por 2 ou 3 ordenhas, considerando-se a primeira como de esgotamento. Uma lactação inicia-se no dia subsequente ao parto e encerra-se com a secagem da fêmea.

O primeiro CLO em cabras leiteiras no Brasil foi implantado pela Caprileite no período de 1986 a 1990 quando a Caprileite era a Associação Brasileira dos Criadores de Cabras Leiteiras. Em 2006 o CLO foi retomado como ferramenta para o Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros, o Capragene®. A partir de 2017 a Caprileite disponibiliza adicionalmente o CLO para ovelhas. 

O controle leiteiro OFICIAL em pequenos ruminantes é inédito no Brasil e é de suma importância para todo o país e estamos realizando um grande salto para o avanço da seleção genética de caprinos e ovinos leiteiros. O objetivo é mensurar a produção de leite dos animais para se conhecer os indivíduos superiores à média dos rebanhos e assim fazer a seleção genética dos mesmos. Este instrumento de trabalho é de grande valor e tal processo tende a alavancar e acelerar os processos de seleção e com isto valorizar os animais.

O CLO NO ÂMBITO DO Capragene®

 

OBJETIVOS

- Proporcionar dados para o Arquivo Zootécnico de Caprinos Leiteiros.

- Proporcionar dados para o Teste de Progênie e Avaliações Genéticas.

- Instrumento de mensuração para a seleção nos criatórios envolvidos - curto prazo.

- Instrumento para avaliar e apresentar dados reais da qualidade nutricional (proteínas, gordura, lactose) do leite de cabra - médio prazo.

 

VANTAGENS PARA O CRIADOR NO ÂMBITO DO CLO Capragene®

- Avaliação qualitativa e quantitativa do leite.

- Seleção do rebanho - dados de produção leiteira permitem avaliar os melhores animais no plantel.

- Valorização comercial do rebanho como um todo, por indicar a adoção de boas práticas zootécnicas.

- Acesso a informações sobre reprodutores testados no Brasil, garantindo maior segurança na aquisição de sêmen e/ou reprodutores.

 

PRÉ REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CLO NO ÂMBITO  DO Capragene®

- Ter o rebanho identificado individualmente com método permanente (tatuagem, chip eletrônico ou outro).

- Disponibilizar ao controlador oficial, os dados reprodutivos e produtivos de todo o rebanho.

- Receber o controlador em dia não determinado.

- Disponibilizar deslocamento, estadia e alimentação para o controlador durante o dia da pesagem.

- Possuir os animais cadastrados na Caprileite e estar em dia com a anuidade como criador associado à Caprileite ou taxa de administração (não associados).

- Estar inscrito no Programa de Teste de Progênie.

- Assinar Termo de Compromisso de participação com a Caprileite e Embrapa.

 

O CLO NA PRÁTICA

- Os controles são realizados nos horários habituais das ordenhas, declarados por ocasião da inscrição do rebanho.

- O primeiro controle da lactação não poderá ocorrer antes do quinto dia pós-parto.

- Em rebanho recém-inscrito, no primeiro controle são incluídas todas as fêmeas com até 75 dias pós-parto.

- A cada controle é feita a pesagem do leite produzido em duas ordenhas no período de 24 horas consecutivas e a coleta de amostras proporcionais de leite, para determinar os níveis dos componentes (análise qualitativa).

- As amostras de leite são sempre individuais, proporcionais à produção e coletadas em frascos devidamente identificados pelo controlador.

- A pesagem do leite é feita com equipamentos aferidos e homologados pelo CLO, admitindo-se balança e balde com tara ou equipamento instalado no circuito de leite canalizado.

- A data de realização do controle não é comunicada previamente ao criador. Caso seja, a ordenha de esgotamento será obrigatória.

- A cada controle os dados são compilados pela Caprileite, sendo emitido e enviado ao criador, o relatório de desempenho individual das fêmeas controladas, contendo o resultado das pesagens individuais e da análise qualitativa das amostras de leite coletadas (gordura, proteína, lactose e CCS).

- No encerramento de cada lactação, o criador recebe o CZP - Certificado Zootécnico por Produção (certificado de desempenho com base no CLO) é emitido pela Caprileite composto por dados individuais da fêmea (pesagens mensais ou bimestrais durante cada lactação, total da produção, duração da lactação e dados qualitativos totais de gordura, proteína).

- A cada lactação gera-se um novo CZP, acumulando os dados das lactações anteriores, ou seja, é um certificado da vida produtiva da fêmea.

- Livro Obtido: Fará jus ao título a fêmea que alcançar ou superar, em uma lactação, o mínimo de produção de leite e gordura, de acordo com a tabela de Livro de Mérito vigente.



RESULTADOS DO CLO CAPRINOS LEITEIROS NO ÂMBITO DO 
Capragene®
 

    

O Programa de Controle Leiteiro Oficial em cabras leiteiras foi iniciado em fevereiro de 2007 a partir de convênio entre Caprileite, a Embrapa Caprinos e Ovinos e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Caprileite é responsável pela coordenação do CLO das cabras na região sudeste Brasil e pela emissão do certificado anual de produção (CZP).

 

- Número de criatórios sob controle: 06 rebanhos caprinos das raças Alpina, Saanen

- Número médio de visitas de controle por propriedade: 05 

- Periodicidade: bimestral 

 

REBANHOS PARTICIPANTES  - ALPINA,SAANEN

Capril da Bocaina
Proprietário: Jarbas da Costa Vidal
Tabuleiro – MG -   sprrp@rdfnet.com.br

 Capril Caprivama
Proprietário: Pedro Paulo Vasconcellos Leite
Alfenas – MG -   pedroviscon@yahoo.com.br

Capril Inli
Proprietário: José Maria Moreira Santos
Ouro Fino – MG -   salomao.primum@gmail.com

Capril Rio Preto - Caprimilk
Sergio João Mahfuz
São José do Rio Preto – SP -   caprimilk@caprimilk.com

 Capril Sanri
Proprietário: Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva
Florestal – MG -   fazenda@sanri.com.br

Capril Vale Amaltheias
Proprietário: Javier Edgardo Maciel
Rio de Janeiro – RJ -  javier@capriana.com.be