PERGUNTA: Meus cabritos ingeriram acidentalmente uma quantia exagerada de milho após terem violado a saca de milho. Estão bastante apáticos, e com vômitos esverdeadeados. Como devo proceder?

Autor da Pergunta: Carlos Reinaldo BH-MG

RESPOSTA: A ingestão de grande quantidade de milho ou outra fonte decarbohidratos de fácil digestão ou disponibilidade, leva a sério distúrbio grastro-intestinal podendo em alguns casos levar à morte do animal. No caso relatado, se o animal está vomitando, significa que pelo menos parte do ingerido está sendo removida. Esta situação é desejável. Porém, atenção, este quadro não pode continuar... O mais grave seria um quadro de paralisia da movimentação do rúmen caracterizando um quadro de timpanismo pela dificuldade de eliminação dos gazes resultantes do processo digestivo,  o que ocorre pelo processo de eructação ou arroto.
Por se de fermentação muito rápida, o milho abaixa o pH do rúmen e leva à paralisia do mesmo. Ocorre ainda uma mudança muito brusca na composição do micro florarumenal e intestinal permitindo ás vezes que cresçam bactérias patogênicas capazes de produzir toxinas letais e assim o animal podevir a óbito.

Desta forma, as mudanças na alimentação devem ser sempre feitas de maneira lenta para que haja uma adaptação do rúmen. No caso específico, já passadas 24 horas (sua mensagem é do dia 10/11/2009) a fase aguda do processo já passou (se for milho não tratado com pesticidas).

O que tem que ser feito agora é uma readaptação da micro flora do rúmen. A primeira coisa é a fazer é voltar à alimentação antiga. Se a dieta for composta somente de gramíneas ou feno (de boa qualidade)  por exemplo, dificilmente vai haver distúrbio gastro-intestinal.
Atenção deve ser dada ao concentrado. A quantidade de concentrado a ser fornecida varia entre outras coisas com a categoria animal. Acrescente esta quantidade diária lentamente na dieta, por exemplo na primeira semana 25% do total a ser oferecido por dia, na segunda 50%, e na terceira 75%. Na quarta semana 100%. Lembrando sempre que a dieta deve conter forrageira ou volumoso de boa qualidade à disposição e nunca se deve fornecer 100% deconcentrado na dieta total. Para evitar distúrbios digestivos é preferível dividir a quantidade diária em pelo menos dois fornecimentos.

Pode ajudar, no caso citado, pegar bolo alimentar de cabras que não estão com o problema e espremer o liquido na boca dos animaisafetados. Este procedimento pode ajudar a recompor  a flora rumenal normal. Isto é feito aproveitando o momento que a cabra volta com o alimento à boca no processo de ruminação.

Havendo dúvidas, nos comunique novamente. É esperado um quadro de diarréia e complicações poderão ocorrer.


 Abraços,

 Dr.Cláudio Espeschit
 Diretor Técnico da ACCOMIG/Caprileite BH-MG

 Médico Veterinário CRMV MG 1370