PERGUNTA: Sou criador de ovinos em Capinópolis MG, no Triangulo Mineiro, e estou passando por um serio problema com o meu rebanho que é a Conjuntivite, uso a vacina excell 10 regularmente e estou tratando com terracotril, mas o resultado e muito ruim, já perdi até cordeiros por cegueira, gostaria de saber o que eu faço para acabar com essa doença no meu rebanho?

Autor da Pergunta: Márcio Gomes - Capinópolis/MG

RESPOSTA: A ceratoconjuntivite é uma doença infecto-contagiosa, causada por bactéria que pode acometer animais de qualquer idade. A transmissão ocorre através do contato direto com a secreção conjuntival. Os principais sintomas são lacrimejamento, opacidade da córnea, conjuntivite, falta de apetite e incomodo com a luz (fotofobia) podem estar presentes. A pequena opacidade observada no centro da córnea pode progredir para todo o olho em 2 a 3 dias, tornando a córnea opaca com coloração que varia de branca a amarela escura. Como os animais afetados geralmente possuem a córnea altamente vascularizada, esta se torna ulcerada. Ao redor da úlcera há grave área de eritema, quase sempre progredindo para cegueira.

 A prevenção e o controle se dão pela separação do animal infectado, higienização de equipamentos, uso de mosquicidas, higiene das pessoas que manipulam os animais, principalmente os infectados e cuidados com os locais onde os animais possam lesionar os olhos. O tratamento é realizado por meio de aplicação diária (no mínimo duas vezes ao dia) de colírios ou pomadas oftálmicas à base de antibiótico. Também pode ser feito o tratamento com antibiótico injetável, de ação prolongada, em dias alternados, até 72 horas após o desaparecimento dos sintomas, ou, ainda, com corticóides associados à vitamina A, até que seja observado o completo desaparecimento dos sintomas. Deve-se evitar o uso de medicamentos em spray. 

 Abraços,

 Dra. Aurora M.G.Gouveia
 Presidente da ACCOMIG/Caprileite BH-MG.

 Médica Veterinária CRMV MG 1643