III VITRINE PEQUENOS NOTÁVEIS FOI UM SUCESSO!

III VITRINE PEQUENOS NOTÁVEIS FOI UM SUCESSO!

 

A III VITRINE PEQUENOS NOTÁVEIS realizada no período de 01 a 04 de junho de 2017, no Parque de Exposição Bolivar de Andrade mais conhecido como Parque da Gameleira, foi um sucesso.

 

Como parte da programação foi lançado no dia 02 sexta-feira, no auditório do IMA, o 2º SUMÁRIO DE AVALIAÇÃO GENÉTICA e 1º SUMÁRIO DE VALORES GENÉTICOS GENÔMICOS DO Capragene®, ano 2017.

 

A cerimônia contou com a participação dos criadores de caprinos leiteiros, diretores e técnicos e pesquisadores da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais - ACCOMIG/Caprileite; Embrapa Caprinos e Ovinos; Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Minas Gerais – CRMV-MG; Instituto Mineiro de Agropecuária- IMA; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais- FAEMG; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais- EPAMIG; Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG; Associação Brasileira de Criadores de Caprinos - ABCC; Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais – SFA-MG; Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG; Comissão Técnica de Ovinocaprinocultura da FAEMG; Banco do Nordeste do Brasil para os estados Minas Gerais e Espírito Santo, EMATER-MG e professores do Instituto Federal Minas Gerais Campus São João Evangelista; FEAD, PUCMINAS, UNI-BH, UFMG e UFV.

 

O Capragene®, Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros, é a solução tecnológica desenvolvida, desde 2005, pela Embrapa e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais ACCOMIG/Caprileite com recurso do MAPA para promover o melhoramento genético de caprinos leiteiros no país por meio da identificação, seleção e uso de bodes e cabras de alto potencial genético.

 

O programa reúne produtores de caprinos de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, promovendo melhoramento dos seus rebanhos, com foco direcionado para produção de leite, utilizando as estratégias dos testes de progênie e do controle leiteiro oficial para permitir a construção de banco de dados seguro e a realização de avaliação genética de reprodutores e matrizes.

 

O teste de progênie de caprinos leiteiros consiste na avaliação de reprodutores por meio do desempenho de suas filhas, e é a maneira mais segura e eficiente de se prever, com precisão, a capacidade de transmissão de um reprodutor.

 

Com o propósito de sempre oferecer o que há de mais moderno para a caprinocultura leiteira nacional, a partir do 2º sumário de avaliação genética e 1º sumário de valores genéticos genômicos para animais da raça Saanen dentro do Capragene®, espera-se que a partir das informações contidas nesta publicação, o Capragene® continue apoiando o desenvolvimento sustentável da atividade, bem como fortalecendo e gerando referência de aliança para a inovação entre o meio técnico-científico e o ambiente produtivo, em benefício da sociedade. Os sumários são resultado dos esforços de todos os produtores, pesquisadores, técnicos e instituições.

 

Após a cerimônia o público presente pode degustar deliciosos queijos e derivados do leite caprino, e a seguir participar da reunião com debate com técnicos do IMA da área de Inspeção de Produtos Lácteos e Cárneos.

 

Na promoção do melhoramento genético dos rebanhos o programa realiza avaliação genética como ferramenta para estimar o valor genético dos animais, para as características de produção e qualidade de leite fornecendo aos participantes do Programa orientações quanto as decisões que deverão tomar. No sábado 03 de junho, em dia de festa, os criadores participantes e pesquisadores reuniram-se em um Workshop Intensivo para discutirem novos rumos e alinharem as novas perspectivas que o programa irá ganha a partir do 2º Sumário.

 

A III VITRINE PEQUENOS NOTÁVEIS contou ainda com ciclo de palestras para técnicos e produtores, tendo como palestrantes Dr. Geraldo Jonas (ACCOMIG/Caprileite), Dra. Cinthya Oliveira (EMATER-MG), Dr. Rivaldo Nunes (ACCOMIG/Caprileite) e Professora Aurora Gouveia (EV-UFMG).

 

O movimento durante os quatro dias do evento foi um sucesso, trazendo de volta os nossos Pequenos Notáveis Caprinos e Ovinos ao Palco da Gameleira.

 

Para ver as imagens clique aqui