Boa alimentação ajuda na gestação de ovinos e caprinos

Boa alimentação ajuda na gestação de ovinos e caprinos

Cuidados com nutrientes e higienização do local diminuem riscos de distúrbios na maternidade e ocorrência de enfermidades. Um dos principais cuidados com cabras e ovelhas gestantes é a alimentação. Porém, muitos produtores deixam a desejar nesse quesito, principal responsável pelo bom desenvolvimento do feto e a conseqüente boa produtividade. Segundo Carla Fabrícia Cordeiro, professora de Zootecnia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), o manejo deve ser feito de forma bem cuidadosa e o produtor deve estar atento ao período gestacional. Ela diz que a gestação dura 150 dias, em média, e nos últimos 50 dias de gestação, as ovelhas e cabras requerem mais atenção, pois é quando cerca de 70% do feto é formado.

Nos 100 primeiros dias, a alimentação é normal, pois a fêmea não precisa de tantos elementos energéticos. Já no final da gestação, é preciso voltar uma atenção especial, já que elas começam a gerar os 70% da produção fetal. Além disso, as cabras e ovelhas podem ter gestação de um dois ou três crias. Portanto, se o produtor se descuidar dessa atenção, elas podem sofrer distúrbios metabólicos, como a toxemia da gestação, ou seja, a falta de energia no organismo do animal, necessária para produzir o restante do feto. Além disso, antes da gestação, é preciso ter cuidados com o escore corporal, ou seja, o estado corporal no qual o animal se encontra. Portanto, a fêmea não pode estar nem obesa, nem muito magra, o que pode contribuir também para o distúrbio metabólico.

Mas, não é apenas na etapa de gestação que os cuidados são importantes. Os animais precisam estar em um local bem higienizado e desinfetado para evitar índices maiores de ocorrência de enfermidades.

Um bom manejo das cabras e ovelhas pode proporcionar o sucesso da criação ao produtor. Todas essas preocupações com o manejo visam buscar maior lucratividade da criação. Quando o produtor se descuida das pequenas coisas, pode provocar grandes prejuízos.


Notícia do Portal do Agronegócio adaptada pela Caprileite/ACCOMIG

http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=boa_alimentacao_ajuda_na_gestacao_de_ovinos&id=56120